Um marco para a história da área educacional do município. Nesta quinta-feira (03), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis. O evento, que aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, foi um momento de socialização com todos os estudantes da rede de anos finais, do sexto ao nono ano, e representantes estudantis. Uma troca de experiência do que foi aprendido e produzido ao longo do ano. Estavam presentes estudantes representando 11 escolas municipais.
Com o objetivo de compartilhar e garantir a participação ativa dos estudantes na sociedade, a ação contou com apresentação cultural inclusiva, falas de estudantes, apresentação das experiências vivenciadas nas unidades escolares pelos grêmios e falas institucionais. “Um evento como esse é de extrema importância, pois, estamos tratando de uma gestão democrática, onde gestores e todo o sistema colegiado têm a oportunidade de participar. Nós temos aqui estudantes convidados de movimentos estudantis e secundaristas municipais. Estamos dando informações para que eles conheçam todas as áreas, para além do ensino fundamental, visando já cursos profissionalizantes”, disse a gerente de democratização institucional, Floresia Ferreira.
Além de ser relevante por conta da sua principal função de democratizar a escola, o grêmio é responsável por dar voz aos jovens e levar suas reclamações e opiniões aos responsáveis. “É maravilhoso estar aqui hoje. Dentro do grêmio, nós temos a oportunidade de ouvir a produção, a experiência de outros colegas e assim aprender um pouco mais. É um momento de soma”, disse o estudante Ruan Vinicius, do nono ano. Para o secretário executivo de Educação, Edvaldo Medeiros, o momento é democrático. “O exercício da democracia começa na escola. Isso é o que a gente extrai desse evento, ouvindo o que todos têm a dizer, exercitando a cidadania”, disse. O Grêmio Estudantil acontecerá anualmente, sempre no mês do estudante, agosto.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom
Faça um comentário