Presente em mais uma data importante do calendário, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da Secretaria da Educação, realizou, nesta sexta-feira (28), diversas atividades em referência ao Dia Mundial da Conservação da Natureza. Promovida na Creche Municipal Alzira Maria da Silva Chalaça, a ação contou com palestras educativas e plantio de mudas junto aos alunos. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas como uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar e conservar os recursos naturais.
Com o objetivo de chamar a atenção para os problemas da conservação da natureza, o evento abordou temas como a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, além de alternativas que sejam compatíveis com a manutenção das futuras gerações. Para o coordenador do núcleo de Proteção e Educação Ambiental, Rogério Nascimento, o assunto precisa ser debatido constantemente. “Atualmente, a Mata Atlântica e o Cerrado são os biomas mais ameaçados em nosso país. Aqui, perto de nós, temos manguezais e toda essa área de Maracaípe que precisa de atenção. Por isso, falamos sobre práticas sustentáveis, descarte correto e preservação”, falou, alertando logo em seguida que, “estamos conscientizando os alunos para que eles possam replicar isso em casa, entre amigos e para a sociedade no geral”, concluiu.
Além dos alunos, educadores também participaram das atividades. Após a parte teórica, uma muda foi plantada na hora da ação, junto à turma, e a outra ficou para a escolar plantar posteriormente. “Hoje é um dia para refletir sobre como podemos contribuir direta ou indiretamente para a conservação da Natureza, mudando atitudes e assumindo compromissos com o cuidado dos ecossistemas e dos recursos naturais do nosso Planeta”, relatou o educador, Wellington Rodrigues.
Crédito das fotos: Agnaldo Silva/ Secom
Faça um comentário