Buscando conhecer, replicar e trocar experiências exitosas na área, representantes da Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca, participaram, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), de um seminário imersivo sobre a política educacional da cidade de Sobral, no Ceará. O município cearense é reconhecido por possuir uma das melhores educações públicas do Brasil, já tendo aparecido nos primeiros lugares por diversas vezes no ranking que mede as oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens do país.
Na ocasião, o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, ao lado dos diretores de Ensino, Karla Crístian, de gestão Educacional, Iêda Mariano, e de Planejamento, Drayton Costa, puderam ter um aprendizado amplo sobre o modelo adotado por Sobral. Na programação, a equipe de Ipojuca teve um momento de encontro com o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, que explicou como a tomada de decisão, no final dos anos 90, foi fundamental para conquistar resultados tão expressivos ao longo das duas últimas décadas.
“Pudemos entender o que eles fizeram de certo, no que eles erraram, o que Ipojuca já está fazendo de melhor. Foi uma rica experiência de troca de conhecimentos, com visitas à escolas e equipamentos. Lá, por exemplo, todas as escolas que visitamos possuem um quadro de presença dos estudantes. Se não compareceu, a escola liga ou vai na casa. Outro fato é que todas as escolas têm autonomia financeira e administrativa para resolver todos os pequenos problemas na escola”, detalhou o secretário Francisco Amorim. Ainda segundo o gestor, todas as informações recebidas serão debatidas no colegiado da secretaria e também apresentadas à prefeita Célia Sales.
crédito fotos: cortesia
Faça um comentário