A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (21), uma capacitação com profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), para os Agentes de Combate às Endemias (ACEs). A ação aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores Nadir da Costa Monteiro, no Centro do Ipojuca.
A diretora de Vigilância Sanitária em Saúde, Juliana Serafim, destacou a importância da capacitação. “Proporcionar novos conhecimentos aos nossos profissionais é um dos nossos principais objetivos. Assim eles podem desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos para transformar o trabalho que é desenvolvido junto aos ipojucanos”, disse Juliana. O enfermeiro da Equipe de Motolância do SAMU, José Roque, passou informações sobre os Protocolos do Suporte Básico de Vida. “O nosso objetivo é trocar informações, tirar dúvidas e orientar os agentes como agir em caso de emergência. Quanto mais informações a pessoa que está prestando o socorro tiver, mais eficaz será o atendimento”, explicou José Roque.
A coordenadora da Equipe de Enfermagem do SAMU, Dulce das Candeias, participou de toda a capacitação, dando informações valiosas sobre os procedimentos a serem adotados em diversos casos, como engasgo, crises convulsivas e paradas cardiorrespiratórias. Dulce também foi responsável pelas orientações de socorro em caso de ataque de animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, lagartas e aranhas. “Nesses casos a prevenção é muito importante, evitando deixar entulhos e lixos nos quintais, e, ao estar em ambientes de risco, usar equipamentos de proteção como botas e luvas”, explicou Dulce.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva/Secom
Faça um comentário