Nesta quarta-feira (31), estudantes do 5º ano da Escola Municipal Santo Cristo, no Centro, acompanharam a apresentação do Canil da Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho. A demonstração, realizada na Quadra Poliesportiva Adnilson José de Santana, foi prestigiada pelo secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, e pela vereadora Adilma Lacerda. O foco da ação foi conscientizar as crianças e adolescentes da unidade sobre o perigo do uso de substâncias entorpecentes e como agir caso alguém se aproxime para oferecer.
Para a gestora da escola, Climéria Oliveira, visitas como essa são importantes para o desenvolvimento das crianças. “Além deles aprenderem como se deve tratar os animais, também recebem orientações sobre o prejuízo que substâncias entorpecentes podem trazer, essa orientação é passada no momento que os cães mostram a habilidade que tem de farejar”, falou Climéria.
O subinspetor da Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho, Celso Ferreira, que é um dos responsáveis pelo Canil, explicou como funciona o treinamento. “Os cães são treinados nos quesitos de faro, obediência e proteção e, com um ano de treinamento, eles já conseguem desempenhar o trabalho”, disse. Destacou também que os cães recebem todos os cuidados necessários, acompanhamento veterinário, medicação e alimentação adequada”, disse Celso. Os GCMs cães que se apresentaram hoje foram Dracma, Zheus e Hulk, das raças pastor alemão, pastor belga malinois e rottweiler, respectivamente.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva/Secom
Faça um comentário