Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início. Pensando nisso, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, junto à Coordenação de Saúde do Homem, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu, nesta terça-feira (16), uma ação voltada à saúde, com foco nos pescadores de Serrambi. A atividade começou às 9h e seguiu até por volta das 13h, na Vila dos Pescadores.
A ação acontece pelo menos uma vez a cada dois meses e conta com clínica geral, atendimento psicológico, orientações nutricionais, vacinação, atendimento odontológico, testagens rápidas de ISTs e aferição de pressão arterial. “Nós estamos trazendo saúde aos pescadores, indo até eles, já que muitos não têm condições de ir até o posto por conta dos horários que vão e voltam do mar”, relatou a coordenadora de saúde do homem, Glória Sarinho.
Foram atendidos cerca de 100 pessoas. “Essa é uma ação bem-vinda, principalmente para nós que somos um pouco carente de informação. Ultimamente não estava ligado nisso, mas quando o corpo começa a pedir, está na hora da gente atender”, disse o pescador ipojucano, Wellison Anízio. Para Maria José, moradora de Serrambi, pescadora há 30 anos, essa atividade é uma oportunidade de deixar a saúde em dia. “Se todos tivéssemos consciência, não perderíamos uma chance como essa. Nós, que somos pescadores, não temos tempo suficiente para realizar esses exames. Aqui, estou fazendo tudo de vez”, disse.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário