Nessa terça-feira (09), a Escola Municipal Nossa Senhora das Mercês, localizada na comunidade quilombola do município, recebeu uma ação especial de saúde e cultura para os estudantes e moradores da região. A iniciativa da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, teve como tema “História, alimentação e identidade da comunidade quilombola”. Desenvolvida pela Coordenação de Política da Saúde da População Negra do Ipojuca, em parceria com a Secretaria de Educação, a ação contou com roda de diálogo, vacinação, atendimento de saúde bucal, ginástica laboral, avaliação nutricional, entre outras atividades.
“Nessa ação, nós falamos do pertencimento para fortalecer a comunidade através da sua história. E nada melhor do que começar com os pequenos, contando como foi originada a comunidade. Também trouxemos alimentos da agricultura familiar que são plantados aqui, além de reforçar os serviços de saúde que todos os meses são trazidos para a população do engenho, hoje, focados para os alunos da escola”, afirmou a coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Ipojuca, Daniela Rodrigues.
Para o líder comunitário José Miguel da Silva, conhecido como Marrom Quilombola, “hoje, muitos jovens da nossa comunidade não sabem qual a origem e os direitos deles. Com essa parceria com a Secretaria de Saúde, estamos fazendo esse evento de pertencimento para que os mais jovens saibam a origem, o que é quilombo e tenham orgulho de onde são”, informou. Moradora e mãe de estudante, Raissa Lígia, achou importante o trabalho desenvolvido. “Repassar a história para as crianças é importante e garante conhecimento sobre as raízes da localidade”, disse.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário