As florestas tropicais brasileiras desempenham um papel significativo no clima de uma região e são bastante importantes para a reserva da biodiversidade. No entanto, grande parte da agricultura praticada aqui, no Brasil, não é sustentável. Pensando nisso, a prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria da Agricultura, promoveu nesta segunda-feira (08), no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Ipojuca (CMDS), a palestra “Agrofloresta, A solução!” para os agricultores ipojucanos.
Entre os objetivos do encontro estavam: mostrar modelos agroflorestais simples que sejam rentáveis a curto, médio e longo prazo; treinar agricultores em várias técnicas agroflorestais; e orientar as famílias na valorização de seus produtos. “O município do Ipojuca é um local com uma quantidade enorme de terra e uma agricultura muito forte. A nossa ideia é trazer propostas inovadoras, sustentáveis, que facilitem o cultivo e a produção de alimentos”, disse o agricultor e palestrante, Márcio Baptista.
A atividade contou com mais de 50 agricultores que escutaram atentos orientações de modelos piloto de sistemas agroflorestais integrados e resilientes, além de técnicas regenerativas para aplicarem nas próprias terras. “O assunto apresentado é muito bom. Discutir sobre sustentabilidade das florestas é muito importante”, relatou o agricultor, Eurico Avelino. De acordo com o diretor geral do CMDS, José Antônio, “é gratificante para gente ter a apresentação de um projeto como esse, em que tenham pessoas com uma visão voltada para agricultura familiar. Com certeza vai beneficiar muito os nossos agricultores, o nosso campo e a nossa zona rural”, falou.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom Ipojuca
Faça um comentário