O município de Ipojuca está recebendo a 3ª edição da Celebração da Consciência Negra do Ipojuca. A cerimônia de abertura, que conta com a parceria da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), na Praça do Baobá, em Nossa Senhora do Ó.
Segundo o secretário de Cultura, Jorge Henrique, a Celebração da Consciência Negra é comemorada oficialmente no dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. “Mas a consciência negra deve ser celebrada todos os dias, devido a importância da figura negra na formação da nossa sociedade, com a sua grandiosa contribuição”, pontuou Jorge. A aluna da Escola Mário Júlio do Rêgo, Maria Cláudia, falou que foi um dia especial e diferente: “Eu nunca tinha vindo aqui nesse baobá, pois estudo em tempo integral e tenho pouco tempo, está sendo maravilhoso celebrar este dia aqui”, falou a estudante.
O coordenador geral do projeto, Marcos Moraes, falou da importância da iniciativa: “Não podemos celebrar a Consciência Negra só no dia 20 de novembro, sendo uma questão diária. Vivemos num país de maioria negra e essa força construiu a riqueza da nação. Hoje o Brasil é uma potência inegável, e temos que celebrar diariamente, a questão do respeito, da igualdade, do direito e das oportunidades”, destacou Marcos.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva/Secom
Faça um comentário