Os trabalhadores do Ipojuca seguem ganhando orientações e medidas protetivas. Depois dos comerciantes do município, desta vez, quem recebeu instruções sobre a saúde e segurança do trabalho foram os gestores e técnicos da secretaria de saúde. A palestra sobre vigilância em saúde do trabalhador no SUS e os acidentes de trabalho foi promovida pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (26), no Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca (CEMEP), no centro de Ipojuca.
Em alusão ao Abril Verde, a ação trouxe assuntos como medicina do trabalho, saúde ocupacional, saúde do trabalhador, aspectos epidemiológicos, vigilância sanitária, assistência terapêutica e proteção ao trabalho. De acordo com o palestrante, o médico veterinário e sanitarista, Pedro Albuquerque, “Os acidentes de trabalho matam mais que as arbovirose. Por ano, morre no mundo mais de 2 milhões de pessoas por conta desse problema. E para que a gente possa mudar essa realidade, é preciso que haja um esforço de toda a sociedade, não só dos profissionais de saúde”, explicou.
Para a coordenadora de saúde da população negra, Daniela Rodrigues, que estava assistindo a palestra, o problema também é uma questão racial. “Infelizmente, nós ainda não temos essa notificação. É muito difícil os preenchimentos de formulários de autodeclaração, raça e cor, nos municípios. E a nossa campanha hoje é fazer com que o preenchimento raça e cor seja obrigatório para que o Abril Verde também seja voltado para população negra”, explicou. Segundo a gestora sanitária do Ipojuca, Vanessa Albuquerque, “a gente precisa abrir os olhos para toda essa realidade e também ter essa noção de que existe uma rede de apoio. É muito importante que o trabalhador se sinta acolhido”, disse.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário