A manhã desta terça-feira (18) foi voltada para prevenção e medidas protetivas para trabalhadores ipojucanos dos diversos segmentos do comércio. Em alusão ao Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca promoveu um treinamento em primeiros socorros. As atividades foram ministradas pelo SAMU, no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, Ipojuca Centro.
A ação começou com uma ginástica laboral, uma série de exercícios de curta duração, que envolveu técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Segundo os educadores físicos, a prática ajuda a diminuir doenças e agravos relacionados ao trabalho como Lesões por Esforços Repetitivos, LER, e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, DORT. “Um momento como esse é gratificante, pois possibilita que os trabalhadores tenham um espaço para aprender e reciclar novas técnicas”, relatou Danilo Santana, representante do Conselho Municipal de Saúde do segmento dos usuários.
“Além de falar da importância do SAMU, o seu fluxo de atendimento e a sua demanda, hoje, orientamos e ensinamos como proceder diante de possíveis ocorrências que podem acontecer no dia a dia, como engasgos, quedas, crises convulsivas, epilépticas, paradas cardíacas e os desmaios que são as coisas mais comuns”, explicou a coordenadora de enfermagem do SAMU Ipojuca, Dulci das Candeias. Para a diretora de vigilância em saúde, Juliana Serafim, o Abril Verde é uma forma de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do funcionário através da implementação de medidas que favoreçam o trabalho seguro e saudável. “Um momento como esse tem um alcance muito importante, pois, além dos trabalhadores serem treinados, eles também levam esse conhecimento para o dia a dia”, disse.
Crédito das fotos: Micaio Santos e Beatriz Bandeira/ Secom
Faça um comentário