O Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca (CEMEP), agora faz parte do programa Escolas 2030, um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem. A iniciativa tem como base a prática da educação integral e transformadora, visando garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (uma das metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas), até o ano de 2030.
Para o diretor do CEMEP, Erick Bernardo, o programa contribui para a construção de uma educação de qualidade do município. “Isso reafirma o compromisso que a gestão municipal tem em alcançar as metas da ONU”, disse. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 busca assegurar a educação inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem, que conduza resultados relevantes e eficazes para todos. Os países que participam do programa são os seguintes: Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.
No Brasil, 100 organizações educativas integram o Coletivo-Pesquisador do Escolas 2030. Essas entidades realizam a pesquisa-ação e servem de suporte para outras entidades educativas que queiram participar do programa. Para fazer parte do Coletivo-Pesquisador, as organizações são selecionadas de acordo com os cinco critérios de inovação definidos pelo Ministério da Educação (MEC): a gestão, o currículo, o ambiente, a metodologia e a intersetorialidade. Além disso, as instituições precisam ser públicas ou comunitárias e atender populações em contextos de vulnerabilidade.
crédito foto: divulgação
Faça um comentário