No último sábado (25), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 1ª Ação Municipal de Saúde da População Negra, em comemoração ao Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé. A ação aconteceu no distrito de Nossa Senhora do Ó, e foi celebrado oficialmente no dia 21 de março.
A secretária de Saúde, Manúcia Medeiros, falou sobre a importância da celebração deste dia: “A data que já é comemorada internacionalmente, foi celebrada pela 1ª vez no Brasil, e marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” comentou Manúcia. A Coordenação da População Negra, representada por Daniela Rodrigues, organizou o evento, abrilhantando a comemoração. Além de serviços de saúde, como vacinação, aconteceram palestras, exposição de artesanatos, gastronomia, serviços de beleza, cortejo de maracatu, apresentação de grupos de capoeira e o abraço ao Baobá, símbolo da tradição Africana, segundo os africanos e candomblecistas, a árvore faz uma conexão entre o sobrenatural e o material.
A Lei Federal 14.519/23 institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que foi sancionada em 6 de janeiro de 2023. A data foi definida, por ser o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário