A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, está representada, através do Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres, na XVIII da Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). O evento, iniciado nesta terça-feira (21), e que segue até esta quarta (22), ocorre em Brasília (DF), reunindo coordenadores de núcleos e postos de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de todo o país. Ipojuca está presente na pessoa de Suely Madeira, coordenadora do Núcleo municipal.
A abertura do encontro contou com a participação do secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, e da diretora do Departamento de Migração, Tatyana Friedrich. Ainda na programação do primeiro dia, os participantes acompanharam informações de ações desenvolvidas pelos núcleos e postos; relatos positivos de ações; e o papel da Defensoria Pública da União na assistência a possíveis vítimas de tráfico internacional de pessoas. A condução da reunião nesses dois dias é feita pela coordenadora geral de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Marina Bernardes.
Para a representante municipal, “esses encontros técnicos são importantes para a troca de experiências e de novas ações que visam reforçar as políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas. Infelizmente, hoje não existe mais uma rota de exploração e do tráfico de pessoas, pois o problema está mais pulverizado”, destacou a coordenadora Suely Madeira. Atualmente, a rede nacional conta com 18 núcleos e postos, presentes em 16 estados. Segundo a secretária municipal da Mulher, Lucélia Nunes, “Ipojuca se destaca nesse sentido, pois foi o primeiro município no Brasil a criar um núcleo municipal voltado à Prevenção ao Tráfico de Mulheres. E é uma pauta que deve ser sempre fortalecida”, reforçou a gestora.
crédito das fotos: divulgação
Faça um comentário