Nesse último domingo (19), foi encerrada a Festa de São José de Gaipió. Foram 3 dias de orações, missas e agradecimentos dos devotos. Os festejos, que iniciaram no dia 17, contaram com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria das secretarias de Infraestrutura e Defesa Social (Guarda Municipal). No encerramento os fiéis saíram em caminhada pelo engenho, retornando para a capela, onde foi celebrada às 18h a Santa Missa, presidida por Frei Rogério Lopes.
Presente à cerimônia, o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique, falou sobre a devoção ao santo, sobretudo na zona rural. “O povo nordestino, principalmente da área rural, tem muita confiança em São José. Na crença popular, a chuva no dia do santo, é garantia de uma boa safra, plantio e colheita. Essa devoção tem origem nas tradicionais novenas ao santo, que coincidem com o período das chuvas de março. Então os agricultores atribuem a São José a chuva como benção do santo”, destacou o secretário.
O pároco do Ipojuca, Frei Rogério Lopes, ressaltou a importância da participação da comunidade do Centro do Ipojuca nos festejos e agradeceu a presença durante os três dias. Também destacou o apoio da Prefeitura para que as comemorações pudessem ser realizadas, e comentou que a devoção a São José no Nordeste é bastante conhecida. “A tradição, principalmente no Sertão, é que se chover no dia de São José, o inverno será bom e a colheita será farta”, falou Frei Rogério. O tema deste ano foi: “Com São José, Homem da Eucaristia, queremos levar pão para todas as mesas”.
Crédito das fotos: Jack Nickolson/Secom
Faça um comentário