Em mais uma atividade dentro da programação de ações do Janeiro Branco, voltada para reforçar a questão da saúde mental, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nessa sexta-feira (27), uma série de serviços para a população da comunidade quilombola do Engenho Mercês. No local, foram ofertados atendimentos como aferição de pressão arterial e testagem de glicemia, consultas com clínico e dentista, e atualização da caderneta de vacinação. E, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher, foram disponibilizados serviços de design de sobrancelhas e cadastro e orientação para aquelas interessadas em participar do 3° Vestibular da Mulher Ipojucana.
Segundo a coordenadora da população negra da Secretaria de Saúde, Daniela Rodrigues, as iniciativas na comunidade são periódicas, “sempre trazendo serviços de saúde e, a cada momento, agregando outros atendimentos das demais secretarias municipais. Dessa vez, pensando na questão do Janeiro Branco e a importância do autocuidado e da autoestima, convidamos a Secretaria da Mulher”, disse. A iniciativa também contou com uma fala sobre a questão da saúde mental e a hanseníase, reforçando as campanhas do Janeiro Branco e Roxo, respectivamente. “Saúde também é prevenção, e é isso que buscamos com essas ações”, pontuou Daniela.
José Miguel da Silva Filho, conhecido como Marrom Quilombola, e conselheiro fiscal da Associação de Moradores, reforçou a importância dessas políticas públicas para o local. “São ações necessárias para a promoção de saúde, pois aqui vivem, aproximadamente, 700 pessoas, sendo uma luta constante de valorização da comunidade. Dessas iniciativas, elas já saem com receitas e encaminhamentos para os cuidados necessários”, informou o líder comunitário.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário