Celebrando os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e assumindo o compromisso em promover uma educação que desenvolve a cidadania democrática dos estudantes, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última segunda-feira (12), o lançamento da “Caravana dos Direitos Humanos e Cidadania”. A iniciativa, que ocorreu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, integra um conjunto de ações que dialogam com o contexto escolar e refletem o que está posto na DUDH.
Para o secretário executivo de Educação, Edvaldo Medeiros, desenvolver essa temática permite que os direitos humanos seja elemento central do ambiente escolar. “Temos a missão de acolher a todos, compreendendo sempre suas necessidades e particularidades”, afirmou. Durante o lançamento, foram realizadas as palestras “Direitos humanos de crianças e adolescente e diversidade” e “Construindo uma cultura de cooperação para uma escola sem bullying”, ministradas pelo presidente do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, José Fernando da Silva e pela gerente dos Anos Finais da SEDUC, Karla Crístian, respectivamente.
“Com esse trabalho social, que iniciaremos em 2023, iremos proporcionar a reflexão dos nossos alunos quanto a importância deles garantirem seus direitos”, afirmou a diretora de Ensino, Silvia Helena. O evento contou também com a participação de José Rufino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que ressaltou a importância de estimular o protagonismo dos alunos através dessas atividades. Uma das ações da Caravana será a campanha “Bullying Não é Legal”, onde serão discutidas práticas que configuram violação de direitos e motivam o bullying (racismo, discriminação social, entre outras violações).
crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom Ipojuca.
Faça um comentário