Para marcar o encerramento da programação alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (28), uma caminhada de conscientização e valorização à vida. Durante o ato, foram entregues panfletos, flores amarelas, materiais informativos e orientações sobre sobre o tema. A passeata iniciou na sede da secretaria de Saúde e seguiu ao longo das principais ruas de Ipojuca Centro, com a apresentação cultural do Maracatu Okun Jabá.
Em agradecimento a todos os participantes, a secretária de Saúde do município, Manúcia Medeiros, falou sobre a importância da atenção para a questão da saúde mental. “Durante todo o mês de setembro, nossas equipes se empenharam em desenvolver trabalhos de conscientização sobre esse tema tão sensível”, afirmou a gestora. Dentro do cronograma tiveram atividades como: blitz educativa, palestras, realização do Projeto Escuta na Praça, rodas de conversas, entre outros serviços.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Amanda Pimentel, precisamos abrir diálogo com a sociedade para que entendam o suicídio como um problema de saúde pública. “Quando compreendemos que isso é uma realidade que pode afetar as pessoas à nossa volta, fica mais claro que é fundamental comentarmos a respeito”, disse. No Brasil, existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio, o Centro de Valorização da Vida. Os serviços consistem em voluntários dispostos a conversar e ajudar as pessoas, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Já no município do Ipojuca, temos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que funciona de segunda a sexta-feira e que a população também pode acessar esse serviço como forma de cuidado.
CONTATOS
Centro de Valorização da Vida
– Ligação: 188
– Chat: http://www.cvv.org.br/
– Endereço: você pode consultar no site da instituição a localização mais próxima de você.
Centro de Atenção Psicosocial
– Endereço: Rodovia PE 60, Km 18, S/N , Rurópolis
– Contato: (81) 99167- 6054
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.
Faça um comentário