Na última sexta-feira (12), um bate-papo inclusivo com os profissionais da educação, sobre o tema: “Educação Inclusiva: Qual minha parte nessa história?”, foi realizado no Centro de Formação Professora Nadir Costa. O encontro, ministrado pelo Prof° Ronaldo Santos, autor do livro “Caminhos da Inclusão”, teve como objetivo capacitar os servidores quanto a sua atuação no ambiente escolar, e faz parte da programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que embora seja celebrada durante apenas uma semana, o município do Ipojuca vem realizando atividades desde 9 de agosto até o dia 26 deste mês.
O destaque do dia foi Davi Henrique, um aluno deficiente visual da rede municipal de ensino, que fez a abertura da solenidade com a leitura de um texto em Braille. Além disso, o público presente foi contemplado com uma apresentação musical do aluno. “Desde os 4 anos de idade meu filho é muito bem acompanhado. Ele tem apoio, suporte e tudo que precisa. A inclusão acontece verdadeiramente”, afirmou Marta Maria, mãe do aluno Davi. Durante o bate-papo foram discutidos assuntos como diversidade, acessibilidade e a importância do profissional em se qualificar para perceber as necessidades educacionais específicas dos estudantes, e assim conseguir atender às suas especificidades.
“Não adianta apenas fazer a inclusão, é preciso sentir. A inclusão é coisa de pele, de coração, de empatia, e é pensando nisso que nossa equipe vem trabalhando ao longo desses anos”, disse Kátia Oliveira, gerente da Educação Especial, afirmando como a construção de experiências bem-sucedidas, onde a educação é de qualidade e verdadeira para todos, é fundamental. Ao fim do bate-papo foi anunciado para a primeira semana de dezembro, o 1º Festival do Talento Inclusivo, mais uma iniciativa da Prefeitura do Ipojuca, para que pessoas com deficiência tenham acesso à cultura e demonstrem seus talentos na arte. A atividade contou com a presença do secretário executivo de Educação, Edvaldo Medeiros, e da diretora de Ensino do município, Sílvia Helena.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.
Faça um comentário