Consultas médicas para adultos e crianças, atualização do esquema vacinal, serviços odontológicos e avaliação nutricional. Estes e outros serviços foram prestados, nesta quarta-feira (27), no mutirão ofertado pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, na comunidade de quilombola Ilha de Mercês. A chefe do Executivo municipal, Célia Sales, também esteve presente na ação que beneficiou cerca de 100 moradores.
“Estamos diante de uma comunidade que devido à sua localidade, precisa de uma assistência diferenciada. Estar aqui hoje é promover o cuidado com as pessoas e promover a inclusão delas nos serviços ofertados à população”, afirmou a prefeita. Dentre os outros serviços levado à comunidade, estavam a realização do exame preventivo, testagem (COVID-19, Sífilis, HIV e Hepatites), atividades físicas (dança e aeróbica), aferição da pressão arterial e glicose, entrega de kits de saúde bucal e orientações gerais de saúde. Também ocorreu a vacinação antirrábica, principal medida de prevenção contra a Raiva, onde os moradores puderam levar seus cães ou gatos.
Maria José Soares foi uma das quilombolas contempladas pelo mutirão. “Me sinto muito lisonjeada por estar vivenciando isso, nunca houve algo nessa proporção em nossa comunidade”, comentou a moradora. Além de passar pelo atendimento clínico, a quilombola levou seus dois filhos para o atendimento pediátrico, realizado pela médica e secretária de Saúde do município, Manúcia Medeiros. Para a secretária, “essa ação é uma maneira de atender e levar mais saúde à essas pessoas, pois o deslocamento acaba dificultando o acesso à zona urbana da cidade”, acrescentou a secretária, reforçando a preocupação da Prefeitura do Ipojuca em fortalecer o trabalho de saúde com esse grupo.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário