Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou, nessa segunda-feira (25), uma ação de conscientização sobre os direitos das mulheres na comunidade quilombola Ilha de Mercês. Na ação, além de uma roda de diálogo para marcar a luta e resistência da mulher negra e reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e sexismo, foram realizados serviços como tranças afros, maquiagem e design de sobrancelhas. A atividade também contou com a aplicação de questionário sociopolítico das Mulheres, além de atendimentos jurídico e social.
Na ocasião, foi realizada ainda uma roda de Diálogo sobre Menstruação sem Tabu e foram distribuídos absorventes. No Brasil, a data remete ao Dia de Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê que, no século 18, reuniu comunidades negras e indígenas na residência contra a escravidão.
Coração Azul – No mesmo dia, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS), foi realizada uma blitz, em Nossa Senhora do Ó, para conscientizar os condutores que trafegavam pela PE-09 sobre a questão do tráfico de pessoas. A ação, que faz parte da campanha Coração Azul, reforça a questão do alerta sobre esse tipo de crime e a importância das denúncias de casos.
“Nós temos em Ipojuca o primeiro núcleo municipal contra o tráfico de mulheres, então, qualquer atividade ou atitude suspeita que as pessoas possam observar, basta discar 100 ou 180 ou mesmo procurar a Secretaria da Mulher”, destacou a secretária da Mulher do Ipojuca, Lucélia Nunes.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário