A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (20), uma capacitação para as merendeiras da rede municipal. No encontro, realizado na Escola Municipal Santo Cristo, os profissionais receberam instruções sobre procedimentos operacionais (POPs), que são as orientações sobre higiene pessoal e das mãos, comportamento pessoal, higiene do ambiente de trabalho, higienização de hortifruti, estoque, cuidados com o lixo e explicação sobre o manual de boas práticas e seus benefícios.
O secretário de Educação, Francisco Amorim, falou sobre a ação. “A política de formação continuada em nosso município para todos os profissionais da Educação é de extrema importância para o município. Hoje estamos trabalhando com as merendeiras da área rural e, amanhã, com a área urbana, englobando todas as 67 escolas, 21.600 estudantes e cerca de 27.000 refeições servidas por dia. É um trabalho complexo para fornecer essa quantidade de comida e essa formação semestral é essencial para melhorar o atendimento. Sei que não é fácil, por isso quero dizer muito obrigado, em nome da Prefeitura, por vocês cuidarem das nossas crianças e de sua segurança alimentar”, disse.
Durante a ação, a gerente de Nutrição, Aldenice Almeida, explicou junto com sua equipe sobre a aplicação das boas práticas. “Os alimentos devem ser manipulados da forma correta, do recebimento até passarem por higienização adequada. Dessa forma, se evitam as doenças transmitidas por alimentos (DTA) e as contaminações biológicas, químicas e físicas dos mesmos. As merendeiras também podem ajudar na aceitabilidade das crianças com os alimentos, incentivando assim, a ingestão dos nutrientes necessários para um bom desenvolvimento”, disse.
Crédito das fotos: Micaio Santos/Secom
Faça um comentário