Na última sexta-feira (08), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude, junto com as Secretarias de Saúde e da Mulher, em parceria com a Defensoria Pública, realizou uma ação gratuita com foco na orientação para retificação de nome e gênero no registro civil de pessoas transexuais, garantindo direitos e dignidade à essas pessoas. A ação faz parte do “Projeto Identidade: Me chame pelo nome”, voltado para comunidade LGBT do município e ocorreu na Secretaria de Juventude, em Nossa Senhora do Ó.
Além da retificação de nomes e gênero, o projeto desenvolveu diversas outras atividades como: palestras, cuidados com a saúde, acolhimento com o ambulatório LGBT e atendimento nutricional. Para o secretário de Juventude do município, Diego Araçá, essas ações devem ser contínuas. “Foi um evento de extrema importância para a comunidade LGBT. Pretendemos manter essa parceria com a Defensoria Pública para que a gente possa continuar com esse trabalho de apoio a essas pessoas que sofrem diariamente”, disse o gestor. Além disso, ressaltou a importância de todos lutarem contra todo o preconceito que cerca a comunidade.
No total, 30 pessoas foram beneficiadas pelo evento. Uma delas foi Lucca Valentim, homem trans, que foi um dos participantes da retificação. Para Lucca, “essa ação é uma conquista muito grande e de muita importância para a comunidade trans, que tanto sofre preconceito. É também, um ótimo avanço para o município do Ipojuca, pois principalmente a retificação tem um papel primordial quando se fala na oportunidade no mercado de trabalho para pessoas trans”, afirmou o participante.
Orientação para quem deseja retificar o nome e gênero:
Para quem não esteve presente, a Defensoria Pública de Ipojuca seguirá realizando a retificação durante todo o mês de julho. Para maiores informações acesse o link abaixo. Endereço Defensoria: Rua Vereador Antônio Bonifácio, 128 – Ipojuca, PE, 55590-000 (Defensoria Pública do Estado de Pernambuco – Núcleo Ipojuca)
Orientações: ATUALIZADO – ORIENTAÇÕES PARA RETIFICAÇÃO DE NOME E DE GÊNERO PROVIMENTO N 73 CNJ (1)
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário