Com o litoral mais atrativo do estado, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e a vice-prefeita, Patrícia Alves, receberam, pelo município, uma condecoração da Agência de Meio Ambiente da Suécia e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas (Abrelpe) por ser a “cidade do lixo fora d’agua”. De acordo com Gabriela Otero, coordenadora técnica da Abrelpe e do projeto lixo fora d’água, desde que foi selecionada em 2019, Ipojuca se tornou referência nas ações e na condução das políticas voltadas para a limpeza do meio ambiente.
“Quando a comitiva do projeto esteve aqui, um pouco antes da pandemia surgir, pudemos perceber que o município já tratava com responsabilidade o que em outros pontos do Brasil são problemas. O aterro sanitário, por exemplo, as campanhas de conscientização e os mutirões de limpeza ganham ainda mais importância por ser uma cidade extremamente turística”, comentou Gabriela. Ao longo dos anos, mesmo com a pandemia, de acordo com a Abrelpe, Ipojuca pontuou positivamente na metodologia do projeto e segue colaborando com a limpeza das praias para manter nossos mares sem lixo.
“Em 2019, ficamos muito felizes quando Ipojuca foi selecionada como um dos seis municípios do Brasil a participar do Programa Internacional de Meio Ambiente. Agora, este reconhecimento, nos honra e estimula a avançar ainda mais no cuidado com as nossas belezas naturais”, disse a prefeita Célia Sales.
BOLETIM MEIO AMBIENTE IPOJUCA
– O período de defeso do caranguejo-uçá termina neste sábado (08), mas acontecerá novamente nos dias 02 a 07 de fevereiro. Durante este período é proibida a captura, transporte e comercialização da espécie.
– A Prefeitura do Ipojuca teve o seu projeto do Viveiro Florestal selecionado pela Secretaria de Meio Ambiente do estado. Eram 36 vagas para os 184 municípios.
– Está marcado para o dia 19 de janeiro o “Mutirão de Proteção às Restingas do Ipojuca – elas protegem as praias”. Acontecerá na Praia dos Piratas (entre Porto de Galinhas e Maracaípe)
– A Prefeitura do Ipojuca está realizando o ordenamento das barracas da praia de Maracaípe com o objetivo de proteger a vegetação de restinga e o mangue daquele ecosistema.
– A Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca realizou na última quinta-feira uma oficina para o zoneamento das atividades náuticas na área das piscinas naturais de Porto de Galinhas. Cinco segmentos participaram entre eles jangadeiros e mergulhadores.
Faça um comentário