Foi finalizada nesta sexta-feira (1º), a 2ª Conferência Municipal de Cultura do Ipojuca (CMC). Realizada pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, o evento promovido virtualmente, através da plataforma Google Meet, contou com a participação de artistas, produtores, cidadãos e gestores públicos do município. Ao longo da última semana, os participantes puderam debater e priorizar propostas que irão compor o Plano Municipal de Cultura (PMC).
Antecedida por três Pré-conferências, realizadas nos dias 31/08, 01 e 02/09, a 2ª CMC debateu mais de 350 propostas, subdivididas em seis eixos temáticos do PMC. Ao final do processo de conferência, 67 propostas foram priorizadas, sendo essas as bases para elaboração do Plano. Já as demais propostas poderão vir a ser incorporadas ao documento de acordo com o andamento do processo de construção. Terminada a Conferência, caberá à Secretaria Especial de Cultura e ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, com a consultoria de Edvaldo Júnior, o diagnóstico de construção dos objetivos, diretrizes, metas e ações e a definição dos indicadores de avaliação e acompanhamento do PMC.
Segundo o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique Soares, a expectativa é que até dezembro o PMC seja apresentado para a sociedade e enviado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. “Foi sensacional ver os artistas, fazedores de cultura e representantes de espaços culturais opinando e discutindo melhorias no setor cultural ipojucano. Essa oportunidade nunca havia sido ofertada à classe artística. Temos a esperança de realizar todas as proposições priorizadas, pois, como dizia Santo Agostinho: a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.”, disse o gestor. Além dos debates, a plenária final virtuais também contou momentos de apresentações culturais de artistas do Ipojuca. A abertura foi feita pelo músico Rosinaldo Alves, executando o hino municipal, já o encerramento ficou a cargo de Lia Morais, que cantou músicas populares.
fotos: reprodução Internet
Faça um comentário