A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS), iniciou, nesta segunda-feira (16), a capacitação dos novos orientadores de trânsito que começaram o trabalho auxiliar na mobilidade viária do município. O grupo, composto por 16 servidores do órgão, está recebendo informações sobre a atividade, a exemplo de auxiliar pedestres e motoristas nas principais vias da cidade. Neste primeiro dia, a equipe recebeu informações sobre legislação, cidadania, educação de trânsito, segurança viária, entre outras questões.
Os novos orientadores já estão há pouco mais de duas semanas se familiarizando com a mobilidade do Ipojuca. Segundo o presidente da AMTTRANS, Marcos Paiva, a equipe irá garantir muito mais segurança para a população. “Eles vão ajudar muito em ações como a travessia de pedestres, principalmente no entorno de escolas, na orientação de estacionamento irregular, na circulação e operação dos modais de transportes”, disse. Ainda de acordo com o gestor, a ideia é ampliar esse número de trabalhadores. Diferente dos agentes de trânsito, os orientadores não podem notificar veículos, mas têm a função de facilitar a circulação.
A capacitação teórica foi dada pelo GM Clésio Carneiro, que falou um pouco sobre as finalidades da AMTTRANS, a legalidade e legitimidade do serviço de orientadores e alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Wallyson Victor é um dos novos integrantes da equipe e já sentiu diferença no trabalho nas ruas. “Além de ajudar na travessia dos locais, estamos vendo o maior respeito por parte dos motoristas, principalmente na questão de estacionamento irregular, a exemplo da fila dupla”, disse. Nesta terça (17), a equipe participa de uma atividade prática na rua.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário