Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município de Ipojuca apresentou uma elevação positiva na geração de empregos registrada neste último trimestre (abril, maio e junho). A boa notícia acontece após uma queda acentuada de redução de vagas no mercado de trabalho, em geral no último mês de março. E tomando como base todo o primeiro semestre de 2021, a balança também observa um saldo positivo de novas ocupações na comparação com o dado de fechamento de vagas. A mudança com a geração de novas oportunidades aponta para uma retomada econômica, estimulada com iniciativas de movimentação de cadeias produtivas, e de superação da crise provocada pela pandemia.
De acordo com os números, a maior variação registrada foi no setor da indústria, que, em março, registrou o fechamento de 917 vagas de trabalho, mas que vêm sendo reabertas progressivamente com novas oportunidades nos meses seguintes, apontando um fator de crescimento. Entre abril e junho, o número de postos de emprego na área industrial já aumentou em 500 vagas. Outro setor que respirou aliviado no mês de junho foi o de serviços, que já apresenta variação positiva na curva de novas ocupações. Essa tendência é natural por conta da característica sazonal do tipo de atividade, como o turismo que varia de acordo com a temporada.
Já na área da construção civil, após um dezembro de 2020 com saldo negativo, houve uma retomada das atividades no município, que manteve uma constante positiva de novos empregos abertos durante todo o primeiro semestre de 2021. “Mesmo com a redução abrupta na indústria, que refletiu negativamente, somando todos os outros setores da economia do município, nós tivemos um saldo positivo de geração de vagas de emprego no último semestre e no acumulado de 12 meses”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros.
Buscando aproximar os trabalhadores das vagas ofertadas pelas empresas, lançamos uma plataforma www.agoraipojuca.com.br. O Projeto Agora também acontece de forma itinerante e é voltado à formação e capacitação dos ipojucanos, cadastramento de currículos, registro de vagas e ações voltadas ao empreendedorismo, numa parceria com o SEBRAE e SENAC. “Com uma nova empresa se instalando no município, já estão abertas 150 vagas. Esperamos que essa curva positiva, continue ascendente, com a ampliação de novas oportunidades para o mercado local”, observa o secretário do município, Puran Medeiros.
crédito da foto: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário