Nesta última sexta-feira, 30 de julho, data definida como o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou capacitação e entrega dos certificados para os Conselheiros Tutelares do município sobre a questão da identificação e combate ao tema. A ação encerrou a mobilização municipal da 7ª edição da Campanha Coração Azul, que na cidade teve como tema “Ipojuca na Rota Contra o Tráfico de Mulheres”.
A culminância da atividade contou a presença da vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, representando a prefeita Célia Sales, da vereadora Adilma Lacerda, e da secretária da Mulher, Lucélia Nunes. Também participou do evento a promotora de Justiça do município e chefe do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Bianca Stella, que promoveu uma palestra de fechamento do evento, lembrando que o município possui o Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Ipojuca (NPTM), o primeiro do tipo em todo o Brasil. “Ipojuca está muito à frente nesse sentido, que se soma a iniciativas como a assinatura do MP Empodera em parceria com o Ministério Público que garante uma agenda de direitos das mulheres”, observou.
Para a vice-prefeita Patrícia Alves, “Ipojuca tem uma das praias mais procuradas no Brasil, por isso essa capacitação é importante para identificar o tráfico, tendo esse olhar diferenciado. Que nosso município possa se destacar no combate ao tráfico de pessoas com a participação de vocês conselheiros”, afirmou a vice. Segundo a secretária Lucélia Nunes, a capacitação fecha uma semana de mobilização garantindo o fortalecimento da rede de prevenção e enfrentamento do tráfico de pessoas, “especialmente no caso das mulheres jovens que são as principais vítimas. Liberdade não se compra, dignidade não se vende”, destacou a gestora. Representando o grupo, o conselheiro tutelar Lázaro Francisco parabenizou a atividade promovida pela Prefeitura. “Que todos nós conselheiros sigamos nesse caminho de capacitações reforçando nosso conhecimento, que está dentro do nosso estatuto”, disse.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário