Com o objetivo de levar informação e alertar sobre o tráfico de mulheres, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher em parceria com as secretarias de Turismo e de Juventude, iniciou, nesta terça-feira (27), a 7ª edição da Campanha Coração Azul, que na cidade tem como tema “Ipojuca na Rota Contra o Tráfico de Mulheres”. Neste primeiro dia de mobilização para chamar atenção da sociedade para esse tipo de crime, o município, através do Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Ipojuca (NPTM), que é o primeiro espaço voltado para o assunto no Brasil, realizou uma roda de diálogo com a participação de representantes da comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social do Estado, do Trade Turístico, além da equipe do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Segundo a secretária da Mulher do Ipojuca, Lucélia Nunes, “a campanha Coração Azul trata do tráfico de pessoas em geral, mas como Ipojuca possui o núcleo, e nós sabemos que estatisticamente as mulheres jovens são as maiores vítimas desse crime, realizamos esse recorte com foco no público feminino”. Ainda segundo a gestora, por conta da cidade ser uma um dos principais destinos turísticos do Brasil, esse trabalho precisa estar sempre em evidência “e por isso a necessidade de se realizar ações articuladas com os diversos setores para mobilizar e alertar dos riscos e de onde buscar ajuda”, pontuou.
Programação – Nesta quarta (28), em Nossa Senhora do Ó, haverá uma blitz do NPTM, em conjunto com a AMTTRANS, para alertar os motoristas sobre esse crime e disseminar os canais de comunicação para denúncia de casos, que são o Disque 100 ou 180, além de reforçar a existência do núcleo em Ipojuca, equipamento que atuar na prevenção e no encaminhamento das ocorrências. Já no dia 30 de julho, data definida como o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, a Prefeitura fará uma capacitação e entrega de certificados para os Conselheiros Tutelares do município. A atividade terá um recorte para o tráfico de crianças, trabalhando junto à equipe do conselho como eles podem identificar uma vítima de tráfico de pessoas e também possíveis aliciadores.
crédito das fotos: divulgação Setur Ipojuca
Faça um comentário