A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, realizou, nesta terça-feira (27), o “8º Seminário Regional do Litoral Sul – Escola? Presente.” Em formato virtual, o evento serviu de abertura do semestre letivo para os professores do município. Durante a transmissão, o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, anunciou três importantes decisões para garantir a melhoria na qualidade de ensino da rede, com foco também neste momento de pandemia. O gestor divulgou a realização da TV Educa Ipojuca, o curso Escola de Gestores e a garantia da resolução da questão de conexão e equipamentos para permitir as atividades aos alunos.
“Neste um ano e quatro meses tivemos muitos problemas, além das perdas de amigos e familiares, a perda na Educação. Já se discute um apagão na Educação no Brasil, e cada um de nós precisa fazer o melhor para minimizar essa questão, e em Ipojuca não é diferente. Temos feito um esforço, mas agora é a hora de pensar na volta às aulas de forma híbrida, de forma segura”, disse o secretário. Segundo Francisco, numa decisão da prefeita Célia Sales, essas iniciativas vão garantir que educadores e estudantes possam trilhar um movimento de superação. No caso da TV Educa Ipojuca, haverá transmissão de aulas pela TV NOVA, sendo duas horas pela manhã e duas horas à tarde, com conteúdo feito pela equipe municipal, permitindo que os alunos possam complementar os ensinamentos.
Já a Escola de Gestores, realizada em parceria com o IFPE, será um curso de aperfeiçoamento pedagógico para aproximadamente 200 gestores, entre diretores, vice-diretores e coordenadores das unidades de ensino do Ipojuca. Para a diretora de Ensino do Ipojuca, Silvia Helena, “esse é um momento para que possamos refletir como vamos receber os alunos novamente em sala de aula e questionarmos se o ensino híbrido veio para ficar”, observou.
A abertura do seminário virtual começou com uma apresentação cultural gravada pelos integrantes da Companhia Educandartes do Ipojuca, que é formada por alunos da Rede Municipal de Ensino e é coordenada pelo educador Márcio Lima. Já a parte final da transmissão foi marcada pela palestra intitulada “Superação e equilíbrio emocional: os desafios para a educação nesses tempos de pandemia”, promovida pelo psicoterapeuta e mestre em Psicologia Educacional, Leo Fraiman.
fotos: reprodução Internet
Faça um comentário