Nesta segunda-feira (26), em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano e da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizou uma palestra especial sobre a importância deste tipo de ecossistema. A atividade, conduzida pelo coordenador do Núcleo de Proteção e Educação Ambiental do Ipojuca, Rogério Nascimento, foi direcionada para alunos do ensino médio da Escola de Referência José Mário Alves da Silva, em Porto de Galinhas.
No encontro, foram abordados temas como a importância do mangue, os tipos e características e as utilidades. “Esse tipo de sistema representa um verdadeiro berço para inúmeras espécies, abrigando uma enorme biodiversidade, além de representar uma área de proteção natural”, destacou Rogério Nascimento. O ecossistema é ambiente para peixes, crustáceos, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Durante o encontro, o representante da Prefeitura do Ipojuca também destacou a finalidade do manguezal, servindo de filtros de retenção de sedimentos e proteção contra erosões e alagamentos.
A ação também contou com a presença dos estagiários da Secretaria de Meio Ambiente e que fazem curso na área trabalhada na unidade do Cabo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário