No último dia 24 de março foi celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento à Tuberculose, doença infecciosa causada por uma bactéria e que geralmente afeta os pulmões. Assim como a COVID-19, ela pode ser transmitida através de tosse ou espirro da pessoa infectada. E por ser uma enfermidade séria, que pode levar à morte caso não seja tratada adequadamente, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da população buscar atendimento nas unidades de saúde. Os principais sintomas são: febre vespertina; tosse seca ou com muco persistente; suor noturno; emagrecimento; fadiga e cansaço.
O diagnóstico é simples e realizado através de exame clínico e do exame chamado baciloscopia de escarro. Após a identificação e confirmação da doença, o tratamento é gratuito, mas precisa ser seguido à risca pelo paciente, pois pode durar de seis a doze meses. “Muitas pessoas podem apresentar esses sintomas e achar que é outra enfermidade, por isso é importante buscar atendimento para que possa ser tratado com a medicação entregue de graça pelo município através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, observou a coordenadora do Programa de Tuberculose, Hanseníase e Tabagismo da Secretaria de Saúde do Ipojuca, Marilane Melo.
Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa e à exposição ao bacilo, a doença, muitas vezes, está ligada às condições precárias de vida. Alguns grupos populacionais podem apresentar situações de maior vulnerabilidade como por exemplo indígenas, pessoas que vivem com HIV/Aids e privados de liberdade.
Faça um comentário