Como medida preventiva antecipando o período chuvoso, a Prefeitura do Ipojuca, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Defesa Social e a Coordenadoria de Defesa Civil, está realizando os serviços de limpeza, vistoria e verificação nas áreas de risco do município. As ações da Operação Inverno 2021 na cidade incluem os trabalhos de retirada da vegetação do leito e margens dos canais, além de serviços de capinação nas encostas dos morros, limpeza de canaletas e colocação de lonas para garantir a segurança da população ipojucana.
Na atividade de limpeza dos canais, as equipes da Secretaria de Infraestrutura do Ipojuca já executaram a desobstrução dos canais de Nova Camela, da Olaria e Engenho Currais de São Miguel 1 e 2. Na semana passada, a ação de retirada da vegetação que pode provocar inundações aconteceu no canal da comunidade de Rurópolis, no Centro. “As ações da Operação Inverno deste ano foram antecipadas para evitar qualquer complicação durante o período de inverno. Além da vegetação, também precisamos retirar a matéria orgânica que fica depositada na calha, permitindo assim que a água possa escoar”, destacou o engenheiro da Diretoria de Manutenção da SeInfra, Gilson Costa Lima.
Encostas
Nas áreas de encostas do município os trabalhos da Prefeitura do Ipojuca também já acontecem há quase 1 mês. A Coordenadoria de Defesa Civil do município está realizando serviços de capinação nas encostas dos morros, limpeza de canaletas e colocação de lonas. “O nosso trabalho é periódico, mas, no início do ano existe esse reforço já pensando na prevenção e minimização das ocorrências”, informou o coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Jorge Cavani. O morador Luiz Pedro Neto, que mora em Ipojuca Centro, elogiou a ação da prefeitura e disse que o trabalho nas encostas traz tranquilidade para quem mora nesta área. Atualmente, os serviços estão sendo realizados no Centro do município. Na sequência, as equipes irão atender as áreas de risco situadas nos bairros de Rurópolis e Bela Vista.
Para acionar a Defesa Civil do município, o cidadão deve ligar para o número 0800.281.0620, que funciona 24 horas, ou acionar a Central Integrada de Defesa Social Municipal (CIDEM) através de 3551.1397 ou pelo Aplicativo 153 Digital.
crédito das fotos: Secom Ipojuca
Faça um comentário