Nesta terça-feira (09), representantes das secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Defesa Social / Unidade de Defesa Ambiental (UDA) e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) participaram de uma reunião de alinhamento referente às ações de atendimento e proteção de animais vítimas de maus tratos na cidade. No encontro, foi reforçado o protocolo que a administração municipal deve adotar nos casos de denúncias recebidas.
Ficou ratificado que as reclamações de maus tratos de animais de grande e pequeno porte, sendo domésticos ou silvestres, devem ser feitas pela população através do atendimento do Centro Integrado de Defesa Social do Município (Cidem) da Secretaria de Defesa Social do Ipojuca. Para isso, é preciso ligar para o telefone 3551-1397, que funciona 24 horas ou através do aplicativo 153 Digital. Após o recebimento da denúncia, o Cidem abre o chamado para o acionamento dos órgãos responsáveis pelo atendimento. “Existem algumas implicações legais que precisam ser adotadas, tanto para o resguardo do poder público como para a preservação da vida dos animais”, observou o coordenador de controle das zoonoses da Secretaria de Saúde, Filipe Gondim.
Também na reunião ficou decidido que será criado um banco de dados de pessoas físicas ou entidades não governamentais (ONGs) que queiram atuar como parceiros no acolhimento temporário ou definitivo desses animais. O link para o cadastro será divulgado no próprio site da Prefeitura.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário