Para garantir um retorno seguro às atividades, nesta quinta-feira (30), jangadeiros que atuam na Praia de Porto de Galinha participaram de um treinamento para reforçar as recomendações que serão necessárias a partir desta sexta-feira (31). A volta ao serviço dos profissionais foi garantida pela Prefeitura do Ipojuca em conjunto com o Ministério Público da comarca do município e os representantes das Associações dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e do Pontal de Maracaípe.
Entre as orientações para a retomada dos passeios ficou estabelecido a volta de apenas de 50% do número de jangadas e 4 pessoas por embarcação (antes eram 6 por passeio). Além disso, os trabalhadores devem fazer uma higienização dos transportes e itens utilizados entre um passeio e outro. Outras medidas também foram definidas, como: o distanciamento dos turistas na fila, a medição da temperatura antes do embarque e o uso de máscaras por todos dentro das embarcações. Na areia na praia, um informativo reforça as orientações.
Segundo o tesoureiro da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, Hélio Vicente Filho, “estamos tomando todos os cuidados para cumprir as determinações e receber os turistas com toda a atenção e segurança”, disse o profissional que trabalha na atividade há mais de 15 anos. Fábio Cipriano da Silva, jangadeiro há mais de 20 anos, está ansioso para o retorno. “Estamos nos preparando com todos cuidados de higienização e segurança, tanto para nós que estamos trabalhando como para os turistas”, disse.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom Ipojuca
Faça um comentário