Em um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Saúde e Turismo, a Prefeitura do Ipojuca iniciou, nesta terça-feira (28), uma ação de orientação e sensibilização dos trabalhadores informais do município com relação às práticas de higiene e manipulação de alimentos. A iniciativa visa preparar os barraqueiros para a volta do comércio na orla do Ipojuca quando autorizada pelos órgãos competentes. Desde o dia 15 a Prefeitura do Ipojuca aguarda a resposta do Governo do Estado sobre o pedido de retomada do comércio no litoral ipojucano.
Em pequenos grupos para não haver aglomeração, são repassadas informações sobre a proibição da manipulação de alimentos na praia, a necessidade do uso obrigatório das máscaras por todos os trabalhadores, o distanciamento entre as cadeiras e guarda-sóis, além de outras medidas de higiene e boas práticas de prevenção à COVID-19. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Andrea Lopes, a ideia é conscientizar os mais de 100 barraqueiros cadastrados no Ipojuca. “Para isso estamos contando com o apoio da associação que faz essa intermediação. É uma abordagem que visa repassar as recomendações do protocolo municipal de segurança sanitária para a retomada das atividades dos trabalhadores, esclarecendo e reforçando medidas necessárias para a rotina”, destacou.
“Fiquei muito satisfeita por ter participado dessa abordagem, pois o que nós queremos é voltar a trabalhar, mas com segurança para todos. Sabemos que o começo depois dessa parada será difícil, porém com esse apoio da Prefeitura nós vamos conseguir”, disse a informal Elis Araújo, que trabalha na praia de Porto de Galinhas. Esperança de retomada das atividades também para a dona de barraca Eliane Gomes, que emprega mais seis pessoas no seu comércio. “Queremos voltar a trabalhar, mas com todos os cuidados, por isso vamos fazer de tudo para seguir todas as orientações, afirmou.
crédito das fotos: Wilderson Pimentel / Secom Ipojuca
Faça um comentário