Ipojuca é conhecido nacional e internacionalmente pela beleza das suas praias, mas o município possui outras riquezas com grande representatividade para sua população, e que podem atrair visitantes no período pós pandemia. A cidade possui diversas igrejas e capelas seculares símbolos da cultura do estado. São espaços que preservam ambientes cheios de história e tradição, embora alguns tenham passado por transformações ao longo do tempo.
Foi pensando no estímulo a essa apropriação cultural e sentimento de pertencimento que a Prefeitura do Ipojuca, através das secretarias especiais de Cultura e Comunicação, produziu um panfleto virtual para que os ipojucanos e visitantes possam conhecer mais as edificações religiosas do município. O material é fruto de um mapeamento realizado pelos servidores da Diretoria de Patrimônio e História da pasta da Cultura, Edécio Lima e Ivo Almeida.
O trabalho de levantamento já estava pronto quando ocorreu a curva crescente da pandemia do Novo Coronavírus. Agora, com a permissão do decreto estadual de reabertura das igrejas, com todos os protocolos de saúde necessários para evitar a contaminação, conhecer as igrejas da região pode ser um excelente passeio em família. Prefeitura do Ipojuca publica este material para que seja visto, compartilhado e baixado por todos: moradores, visitantes, estudantes de áreas como história e arquitetura, professores que queiram trabalhar o tema com os alunos, entre outros públicos.
“Foi um processo de mapeamento cuidadoso realizado pela Secretaria Especial de Cultura, pois é relevante que o ipojucano conheça as suas riquezas patrimoniais. Que agora, dentro do respeito às regras de distanciamento social e limite de ocupação no momento determinadas, visitem e conheçam sua história. E que no pós-pandemia o ipojucano entre em contato com as igrejas por telefone e verifique os horários de visita para apreciar e contemplar esses locais”, destacou o secretário especial de Cultura, Jorge Henrique Soares.
Entre as edificações do município está o Santuário do Senhor Santo Cristo do Ipojuca e Convento Franciscano de Santo Antônio, datado do século XVII. Situado no Centro do Ipojuca, atualmente é único é espaço religioso da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre as curiosidades sobre o local, o santuário é o único do Brasil a possuir a imagem de Jesus Cristo crucificado com as mãos levantadas sobre a cabeça, e não com os braços na horizontal como é tradicionalmente representada a crucificação de Cristo. A imagem é oriunda de Portugal.
A cidade também possui construções ricas de história situadas nos distritos de Nossa Senhora do Ó, Camela, na região das praias e da Zona Rural do Ipojuca. Segundo o secretário Jorge Henrique, a ideia futura é criar um roteiro da fé, elaborado em conjunto com a Secretaria de Turismo e os párocos das igrejas para que essa riqueza possa ser vista e apreciada pelos visitantes, reforçando esse turismo religioso dentro do município.
confira o material: Igrejas seculares
crédito das fotos: Secom / Prefeitura do Ipojuca
Faça um comentário