Como forma de valorizar os artistas, espaços e instituições culturais, cooperativas e organizações culturais comunitárias do município, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, assinou o decreto que institui o Cadastro Cultural do Ipojuca (CACI). O objetivo do CACI é compor um banco de dados visando um mapeamento geral da área da cultura no município e que possa ser acessado por qualquer cidadão.
O artista, entidade ou organização cultural interessado em fazer parte do CACI deverá preencher um formulário que está disponível no site da Prefeitura (https://www.ipojuca.pe.gov.br/cadastrocultural/). Para a inscrição será preciso informar dados como: nome completo do artista ou entidade; RG do responsável; CPF ou CNPJ; data de nascimento ou da fundação; nome artístico ou de fantasia; endereço; telefone de residência no município; tempo de atividade; telefone; email; atividade artística de atuação; além de um breve apresentação. Para se inscrever no cadastro, a pessoa física ou entidade sediada no Ipojuca precisa ter, no mínimo, um ano de atividade.
O CACI será dividido por segmentos da área de cultura, a exemplo de música, artes visuais, artes cênicas, áudio visual, literatura, artesanato, produção cultural e design e moda, podendo o artista ou instituição marcar mais de uma atividade. A solicitação da inscrição será analisada por uma comissão de avaliação composta cinco membros, sendo dois da Secretaria Especial de Cultura do Ipojuca e três do Conselho Municipal de Cultura.
“Em abril do ano passado, a Secretaria fez um cadastro de artistas para a eleição do Conselho de Cultura e nesse cadastro temos entorno de 200 artistas cadastrados. Porém, estimo que temos muitos mais que isso. Como o lançamento do Cadastro Cultural do Ipojuca, instituído através de decreto municipal assinado pela prefeita Célia Sales, poderemos ter um levantamento mais amplo, de todos os artistas e organizações ipojucanas”, destacou o secretário especial de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique Soares. Segundo o gestor, é importante que todos artistas se inscrevam no CACI, mesmo quem já fez no cadastro anterior referente ao processo de eleição do Conselho de Cultura.
A inscrição com cadastro ativo no CACI não cria vínculo ou obrigação de contratação por parte da Prefeitura do Ipojuca, e a administração municipal poderá contratar artistas ou entidades de fora do CACI, respeitando o quantitativo obrigatório da Lei Municipal nº1.923/2019, que determina o quantitativo de 60% das atrações da programação sejam locais.
Faça um comentário