A Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, se reuniu na tarde desta quarta-feira (1º de julho) com o presidente da Embratur, Gilson Machado, a equipe técnica dele, a secretária de Turismo do Ipojuca, o secretário de Comunicação, Puran Medeiros, além do presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau, Eduardo Tiburtius, e representantes da rede hoteleira de Porto de Galinhas para conversar sobre as estratégias para o setor turístico neste momento de pandemia. Também estava presente o deputado estadual Romero Sales Filho que tem falado na Assembleia Legislativa sobre as preocupações do setor neste momento do COVID-19.
A reunião durou cerca de uma hora e teve um significado importante para Ipojuca uma vez que o Governo Federal demonstra estar empenhado a ajudar na retomada das atividades em Porto de Galinhas, que é considerado um dos destinos mais importantes do país. “Quero agradecer ao presidente da Embratur, Gilson Machado, por ter aceitado nosso convite, por esta atenção especial com o nosso litoral, que tem 33 km de praias incríveis. Dizer também que desenvolver ações municipais alinhadas com o Governo Federal, com o Trade turístico e demais representações nos ajudará a ter o alcance que precisamos para mostrar a todos que o balneário de Porto de Galinhas é um local seguro para os turistas virem”, afirmou Célia Sales.
O presidente da Embratur, por sua vez, disse que Ipojuca tem sido referência de boas práticas nesta pandemia. “Primeiramente gostaria de parabenizar a prefeita pelas ações que tem desenvolvido desde que o Coronavírus chegou aqui. O Benefício Eventual Municipal (BEM) para trabalhadores informais ajudou muito quem vive do turismo no município. E também a abertura das praias com cautela, respeitando os dados epidemiológicos , por fases”, pontuou Gilson Machado. De acordo com ele: “este governo não vai desacreditar no Turismo pelo fato de ter tido uma pandemia. Ele sabe que a relação percentual do PIB no turismo é muito pouca (temos 8%) tem países como Portugal que a relação é 18%, Espanha é 26%, o Caribe tem ilhas que chegam a 92%. Então nós temos, sim, como fazer o turismo crescer e o maior exemplo disto é o município de vocês que tem um trabalho incansável dos operadores e do Trade que serve de exemplo para todo o país”, comentou.
Segundo o presidente da Embratur, serão feitas em todo o Brasil campanhas incentivando o turismo de curtas distâncias, mostrando que “existe um paraíso perto de você”. Estas campanhas serão feitas, de acordo com ele, de forma online, offline, com influenciadores digitais, com a grande mídia, anúncios, comerciais, entre outros tipos. Gilson Machado ressaltou, no entanto, que os destinos internacionais não serão abandonados, mas por força de uma Medida Provisória fica impedido que se faça, neste momento, campanhas turísticas internacionais.
As articulações com parceiros, no entanto, permanecem ativas, para que, no final da pandemia, as relações (incluindo a Argentina, país onde se origina o maior fluxo de turistas internacionais em Porto de Galinhas) permaneçam fortalecidas. Gilson Machado, não sinalizou no entanto, quando a campanha nacional será iniciada, mas se comprometeu, nesta retomada, de trazer projetos importantes para Porto de Galinhas.
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