Neste final de semana, comunidades católicas de Ipojuca farão, de forma virtual, as tradicionais festas em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do distrito de Camela e do Sítio Canoas. Isto porque precisa obedecer aos decretos estadual e municipal que proíbem aglomeração de pessoas e, portanto, os festejos de rua, enquanto durar a pandemia do Coronavírus. As festas em homenagem a Santo Antônio tradicionalmente realizadas no Sítio Canoas, em Nossa Senhora do Ó e também em Camela precisaram se adaptar ao novo momento para não colocar a população em risco. A solução foi transmitir as celebrações religiosas pelas redes sociais das paróquias envolvidas.
No Sítio Canoas, as celebrações que geralmente acontecem durante cinco dias, este ano, ocorrerão apenas na sexta-feira (12) e no sábado (13). Na sexta, a partir das 18h, haverá a procissão da bandeira, apenas com o andor da imagem, e na sequência a missa. Ambas serão transmitidas pelas redes sociais da paróquia de Nossa Senhora do Ó. No sábado, o processo será o mesmo. A partir das 17h, a procissão da Santa e, em seguida a missa virtual. “Todos nós católicos precisamos continuar a alimentar a fé, e o modo que temos hoje é assistindo as lives e participando assim indiretamente das procissões e da Santa Missa”, destacou o pároco de Nossa Senhora do Ó, Douglas Severo.
No distrito de Camela, as celebrações a Santo Antônio tiveram início desde o dia primeiro de junho, também com transmissão online das missas. No sábado (13), dia dedicado ao santo, haverá a procissão pelas ruas da localidade apenas com o andor da imagem, sem público. Na sequência, às 17h30, a missa de encerramento das festividades religiosas poderá ser assistida pelas redes sociais da paróquia.
“Desde a publicação dos decretos, em 16 de março, alguns eventos do município foram afetados. Por conta da pandemia, celebrações como a Festa de São José de Gaipió, a Emancipação Política do Município e as encenações da Paixão de Cristo não puderam ser realizadas. E, chegando agora o mês de junho, as comemorações tradicionais dos santos juninos ocorrerão exclusivamente na parte religiosa e ainda assim virtuais”, declarou o secretário Especial de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique Soares.
O secretário de Cultura, porém, informa que as pessoas podem e devem celebrar essas datas tão tradicionais, mas de forma consciente e com responsabilidade: “Nos seus lares, sem sair de casa, apenas com seus núcleos familiares as celebrações são válidas. Preparar as comidas típicas e enfeitar as casas são ações que a população pode fazer. O que não pode, e já está proibido é acender fogueiras e soltar fogos. Isto agravaria a condição dos doentes do COVID-19, já que o vírus atinge diretamente os pulmões”, ressaltou Jorge Henrique Soares.
crédito da foto: divulgação Prefeitura do Ipojuca
Faça um comentário