Dentro da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Ipojuca, nesta segunda-feira (08), servidores das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, com o apoio de voluntários da ONG Ecoassociados, realizaram um mutirão de limpeza do projeto “Lixo Fora D’Água”. A atividade ocorreu no trecho de orla da Praia de Porto de Galinhas, entre os pontos conhecidos como Praça do Relógio e a Casa do Governador.
A iniciativa é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e Agência de Proteção Ambiental da Suécia e visa recolher e identificar os tipos de resíduos encontrados na faixa de areia das praias. No Brasil, seis cidades integram o projeto, sendo Ipojuca o único município pernambucano habilitado a participar da ação, pois atendeu a todos os critérios estabelecidos.
Mesmo com as praias interditadas desde o dia 22 de março por conta da pandemia do COVID-19, a equipe recolheu garrafas de vidro, de plástico, canudos, lacres de latinhas, entre outros materiais, deixado por quem não tem obedecido ao decreto. “Após o recolhimento do lixo sólido é feita uma catalogação desse material para posterior descarte devido. A partir dessa identificação nós podemos verificar que tipo de fontes poluidoras são mais recorrentes na faixa de areia do nosso litoral, servindo de embasamento para ações de conscientização e prevenção. As bitucas de cigarro são os microlixos mais recorrentes nas praias”, afirmou o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Ipojuca, Rogério Nascimento.
A estudante de biologia e voluntária da ONG Ecoassociados, Alice Maria Oliveira, reforçou a importância desse tipo de projeto para preservação do ecossistema. “Muito gratificante ajudar nessa retirada de resíduo sólido que representa um grande inimigo para as tartarugas marinhas. Além de reforçar a conscientização de todos que, de uma forma ou outra, atuam na praia, sejam eles trabalhadores, pescadores ou turistas”, afirmou. Ainda segundo a integrante, esse tipo de lixo prejudica muito essa espécie marinha, principalmente no período reprodutivo que as tartarugas depositam seus ovos na faixa de areia.
PROGRAMAÇÃO
A Semana de Meio Ambiente do Ipojuca prossegue, até a sexta-feira (12), com uma programação on-line de palestras na página da Prefeitura no Facebook. Nesta terça-feira (09), foi exibido o tema “Meio e Sustentabilidade”, com um representante do Movimento Salve Maracaípe e uma palestra sobre o “Projeto Lixo Fora D’Água”, ministrado por Gabriela Gomes, da ABRELPE. E fechando o dia, das 16h às 17h, a página exibiu a palestra “Educação e Meio Ambiente: meu ambiente querido”, com o professor da Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca, Allison José.
Nesta quarta-feira (10), das 9h às 10h, haverá a palestra on-line “Turismo e Meio Ambiente”, com a secretária de Turismo do Ipojuca, Carol Lacerda. Já das 10h30 às 11h30, o tema será “Cavalo-marinho, mais um peixe ameaçado de extinção”, com representante do Instituto Hippocampus. Na parte da tarde, das 14h às 15h, a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Janaína Macedo irá falar sobre a “Política de Educação Ambiental no Estado de Pernambuco”. Já das 16h às 17h, a transmissão irá abordar o assunto “Educação ambiental na prática”, com o diretor executivo da empresa Teoria Verde e coordenador do World Cleanup Day Brasil, Jean Peliciari.
crédito da foto: Wilderson Pimentel / Secom
Faça um comentário