Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o último dia de entrega dos cartões do Benefício Eventual Municipal (BEM) para trabalhadores informais cadastrados pelo município. Realizada na Escola Manoel Luiz Cavalcante Uchoa, em Porto de Galinhas, a ação contemplou barraqueiros e outros profissionais autônomos que atuam no Ipojuca, e estão sem trabalhar devido a pandemia do Coronavírus.
Entre as categorias beneficiadas com a ação municipal pioneira em Pernambuco estão os profissionais que atuam como bugueiros, taxistas, jangadeiros, mototaxistas, ambulantes, entre outras. No total, são aproximadamente 4 mil trabalhadores informais contemplados com o BEM, garantindo uma renda de R$500 por mês para cada trabalhador, durante três meses.
A garçonete de barraca de praia Zélia Maria de Santana, que trabalha há 23 anos na Praia de Porto de Galinhas, foi uma das que pessoas que recebeu o cartão. Moradora de Nossa Senhora do Ó e vivendo com quatro pessoas em casa, ela agradeceu o auxílio. “Nesse período que não podemos vender nada, esse cartão vai ajudar a pagar as contas e no sustento da família”, disse.
Sentimento compartilhado por Nilton Paulo de Santana, que também atua como garçom em uma barraca em Porto de Galinhas. “Muito importante essa ajuda da Prefeitura, pois tenho esposa e quatro filho. Esse dinheiro vai ajudar muito na alimentação de todos”, destacou o profissional, que atua na praia há mais de 17 anos.
Maria de Fátima Silva da Hora é dona de uma barraca no balneário de Porto de Galinhas há quase 40 anos e reconheceu a necessidade do BEM para os trabalhadores informais. “Vou dar prioridade a alimentação da minha família. Mas espero que essa crise acabe logo e a gente possa voltar logo ao serviço”, apontou a comerciante, destacando que está respeitando o isolamento social e que só saiu de casa para receber o cartão.
A entrega do BEM aos informais foi uma decisão da prefeita Célia Sales em conjunto com os gestores integrantes do Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca. “Finalizamos com muita responsabilidade a distribuição da primeira remessa do cartão a esses profissionais cadastrados nas secretarias municipais de Controle Urbano e Autarquia Municipal de Transportes”, destacou a assistente social e coordenadora do CRAS de Nossa Senhora do Ó, Mykaele Eunice.
crédito da foto: Marly Ribeiro / Secom
Faça um comentário