Ansiedade, depressão, síndrome do pânico, tristeza, desejo suicida, estresse, solidão, medo, são algumas das sensações provocadas pelo isolamento social que o mundo vivencia desde o aparecimento do novo Coronavírus. Na tentativa de minimizar estes sentimentos, a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria municipal de Saúde, está oferecendo à população um serviço de atendimento psicológico que funciona diariamente em regime de plantão telefônico das 8h às 14h.
“Estamos vivendo um momento que jamais tivemos antes. Nossas emoções estão abaladas, as rotinas foram quebradas e vemos sofrimento por toda a parte. O Plantão Psicológico de Ipojuca foi criado a partir desta sensibilização. Será um apoio para quem precisa e uma forma de dizermos aos ipojucanos, que estão precisando de ajuda, de que eles não estão sozinhos”, explicou a prefeita Célia Sales. Cerca de 10 psicólogos da rede pública municipal de Saúde se revezam para dedicar de 30 a 40 minutos a quem ligar para desabafar.
De acordo com a gerente de Atenção Básica de Ipojuca, Gilcele Marília Silva, “qualquer queixa que seja vista como sofrimento, já pode nos ligar. A escuta qualificada além do acolhimento, tem como objetivo diminuir ao máximo o risco psiquico individual e coletivo em meio ao enfrentamento da doença”, disse ela. O apoio à saúde mental do indivíduo é muito importante, em qualquer época, afirmou ela, mas com o COVID-19 este apoio pode salvar vidas. De acordo com Gilcele, o serviço visa alcançar não só a população angustiada com o surto do Coronavírus e com as medidas restritivas por ele imposta, mas também o profissional da saúde e outros que vivem a tensão de estar na linha de frente do combate ao vírus.
Na prática o atendimento acontece da seguinte forma: as pessoas que sentem que precisam de um apoio psicológico, ligam para um dos números (81) 99403-9130 ou (81) 98257-4428 para agendar o atendimento. Caso não tenha nenhuma marcação no momento da ligação, o atendimento telefônico já é feito de imediato. A equipe de epidemiologia do município tem oferecido o serviço aos pacientes que têm testado positivo para o COVID-19, como forma de acalmar e passar o equilíbrio necessário neste momento.
Apesar de não ser um psico-terapia, ou seja, não são disponíveis várias sessões, os psicólogos municipais que estão trabalhando neste Plantão Psicológico estão disponíveis para atender os familiares que perderam alguém para o Coronavírus e, se necessário, realizar o encaminhamento para um atendimento mais profundo.
Crédito da foto: divulgação Prefeitura do Ipojuca
Faça um comentário