O Procon Ipojuca, vinculado ao Gabinete da administração municipal, realizou, na manhã desta quinta-feira (19) uma fiscalização educativa em diversos locais do município para verificar a prática abusiva nos preços dos produtos que estão sendo fundamentais nesse período de pandemia do Coronavírus. A equipe circulou por farmácias do Centro da cidade, na vila de Porto de Galinhas, nos distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó e Serrambi para identificar se os estabelecimentos estão comercializando produtos, a exemplo do álcool em gel, com valores acima do mercado.
“Nossa ação de fiscalização é referente à venda ou ao preço abusivo aplicado ao consumidor nessa época de pandemia do Coronavírus. Recebemos denúncias de valores abusivos. Mesmo naquelas que não possuem no momento o produto, nós solicitamos as notas fiscais antigas para verificar se o preço antigo condiz com o praticado atualmente”, destacou a diretora do Procon Ipojuca, Tânia Barros. Segundo ela, em alguns estabelecimentos, foram recebidas denúncias que um álcool em gel de 40 ml estava sendo vendido a R$20. Em outros locais, mesmo em falta, o produto com 500 ml custa em torno de R$14.
Como o Procon Ipojuca não é municipalizado, em situações de identificação da irregularidade, a equipe aciona o Procon Pernambuco, que possui poder de polícia e pode notificar ou até mesmo fechar o estabelecimento. O agricultor Heráclito Cabral parabenizou a atuação do órgão nos locais. “Uma ação importante porque tem muito dono de farmácia se aproveitando dessa situação para vender o produto mais caro, mesmo o povo precisando”, disse o consumidor.
A fiscalização também incluiu alguns mercados para verificar se há superfaturamento de outros produtos, garantindo que a população não esteja extorquida. “Uma iniciativa boa que visa proteger o consumidor do ato abusivo, como agora por conta desse Coronavírus, o pessoal se aproveitando da necessidade da população e aumentando o valor das mercadorias”, comemorou o motorista Luciano Gutenberg.
Novas ações estão programadas em outras localidades do Ipojuca. Para denunciar casos de venda de produtos com preços abusivos, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone do Procon Ipojuca 3551.0345 ou pelo serviço de denúncia de preço abusivo do Procon Pernambuco 0800.282.1512.
*Crédito da foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário