Nesta sexta-feira (13) a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria municipal de Turismo, realizou um mutirão de limpeza na mata do Cupe recolhendo um total de 480 kgs de lixo. O local é cortado por uma estrada de barro que dá acesso à Praia do Cupe e é um corredor de turismo, com diversos buggys utilizando a rota com turistas. A ação faz parte do Programa Todos por Ipojuca que envolve cuidados com o município em diversas áreas.
A prefeita Célia Sales convocou os secretários municipais e suas equipes para que pudessem limpar a área e assim dar o exemplo de conscientização ambiental que desejamos que os turistas também tenham. Entre o lixo recolhido pelo grupo foram encontradas diversas garrafas pet e de vidro, assim como embalagens de picolé, de salgadinho e biscoitos.
“A transformação que a gente quer tem que começar com ações realizadas por nós mesmos. É preciso que a gente estimule atividades que promovam a conscientização ambiental e eu estou muito feliz com a ação de hoje e o envolvimento de todos”, disse a prefeita Célia Sales. Para o secretário de Turismo, Walewsky Lima, que assumiu o cargo no início deste mês, o compromisso ambiental está diretamente associado ao compromisso do destino do município do Ipojuca, do planeta e das pessoas. “Estamos muito gratos porque demos início ao nosso trabalho envolvendo diversos setores da sociedade na construção de uma responsabilidade coletiva. ‘Todos por Ipojuca’ somos nós!”, comemorou Walewsky.
Participaram da ação, além da gestão municipal, as OGS Ecoassociados e Hipocampus, a Cooperativa de Buggy do Ipojuca, representantes do Movimento Porto 2039, do Museu do Caranguejo Vivo e Rodas da Liberdade. Na ocasião, o empresário Guilherme Arcoverde, um dos donos do Bar da Praia, recebeu das mãos da prefeita uma placa o colocando como o “Guardião da Mata do Cupe”. A iniciativa de adotar o local e realizar cuidados da preservação e manutenção ambiental, segundo o empresário foi motivo de honra. “Prefeita, estou muito feliz e honrado com o título, sei da responsabilidade, mas é com prazer que vamos cuidar da mata do Cupe que é cartão postal para tantos turistas”, disse.
*crédito foto: Wilderson Pimentel/Secom
Faça um comentário