Garantindo representatividade e valorização das mulheres empreendedoras do município, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, articulou, nesta terça-feira (11), a ida de um grupo de 11 de mulheres até o Recife para retirarem a Carteira Nacional do Artesão. As beneficiadas, moradoras do Engenho Caetés, na Zona Rural, foram até o Centro de Artesanato de Pernambuco, que fica no bairro do Recife Antigo.
No ano passado, a Secretaria disponibilizou o transporte para que 38 mulheres do município pudessem retirar a carteira no centro do artesanato. Este ano, a cada mês, uma turma de empreendedoras do Ipojuca será encaminhada ao espaço para fazer a retirada da carteira de artesã. Além de disponibilizar o transporte, a Secretaria Especial da Mulher faz toda a logística de agendamento para auxiliar as artesãs nessa ação.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento que garante o reconhecimento do trabalho como artesã ou trabalhadora manual e, além disso, proporciona vários benefícios exclusivos. Entre as vantagens de ter a carteira estão: possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato; acesso a incentivos fiscais; isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais); acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.
Faça um comentário