A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, em parceria com o Governo do Estado, realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma oficina com os catadores de materiais recicláveis que atuam no município. Durante o evento, realizado no auditório da sede da administração municipal, os mais de 30 participantes receberam uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de bolsas, cadernos e os certificados pela presença.
Na oficina, os catadores foram orientados sobre como trabalhar em rede e mapeamento da cadeia produtiva. O objetivo foi fomentar a função deles, valorizando os mesmos para que eles tenham o conhecimento de quanto vale cada reciclável no mercado. O encontro abordou ainda a atividade dos profissionais durante o período carnavalesco, tendo em vista o aumento no quantitativo de material reciclado descartado pelos foliões. A atividade também teve a função de alinhar as ações dos catadores que irão atuar nos dias de carnaval. O intuito é proporcionar um ambiente limpo e harmonioso, gerando renda aos que vivem dessa profissão.
Antes do encontro, o grupo teve 10 dias de aulas, e receberam orientações sobre a forma correta de acondicionar o material, os cuidados na hora de recolher os itens descartados e a abordagem ao cidadão.
Futuramente, os profissionais capacitados atuarão em um centro de triagem, que será implantado no distrito de Nossa Senhora do Ó, próximo ao antigo matadouro. O projeto executivo e todas as licenças foram feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. Já a licitação e a construção do equipamento serão feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco. Quando pronto, o município ficará responsável pela gestão do local. De acordo com a diretora de projetos especiais da Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca, Terezinha Uchôa, “o recurso para erguer o espaço é de R$ 1,2 milhão e foi garantido através de um edital do Ministério da Justiça”, informou.
Faça um comentário