Foi em clima de emoção que a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, inaugurou, nesta quinta-feira (6), o maior equipamento municipal dedicado à educação infantil já entregue no Estado de Pernambuco, a Creche Alzira Maria da Silva Chalaça. A unidade, localizada na praia de Maracaípe, terá capacidade para 350 crianças e poderá atender em dois turnos. A cerimônia foi bastante prestigiada pela população que sempre desejou uma creche para dar mais autonomia as mães da localidade. Também participaram do evento secretários municipais, o deputado estadual Romero Sales Filho, familiares da homenageada que deu nome ao local e vereadores.
O terreno da creche possui no total 2.400 metros quadrados, sendo 1.318 metros quadrados de área construída. A nova unidade possui um bloco pedagógico com oito salas de aulas, dois berçários e uma sala multiuso. No bloco administrativo foram construídos secretaria, direção, almoxarifado, sala dos professores e de reuniões. Já o bloco de serviços conta com lavanderia, lactário, rouparia, copa dos funcionários, vestiário, refeitório, cozinha, dispensa e pátio. Há ainda área de lazer com pátio coberto, playground e jardim com horta.
“Estamos transformando a educação do Ipojuca. Esta creche já é uma referência para o Estado”, disse a prefeita Célia Sales. A gestora reforçou que, ao invés de fazer pequenas creches com capacidade para 30 ou 50 crianças, decidiu investir em equipamentos de grande porte e com qualidade e conforto para atender os meninos e meninas da primeira infância. A prefeita também saudou os familiares de Alzira Chalaça. “Quando contam para mim o que ela representou para a comunidade de Maracaípe e a assistência que prestou a todos, vejo que acertamos na escolha. Esta creche tem que ser como Dona Alzira, acolhedora e amorosa,” reforçou.
Para o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim, o esforço em investir na educação infantil significa garantir às crianças do Ipojuca um salto cognitivo no aprendizado. “Estou aqui há 12 meses e esta é a quarta escola entregue pela prefeita em um ano. Aumentamos nossa aprovação, diminuímos nossa reprovação. Isso é investir na educação do povo do Ipojuca”, informou o gestor, lembrando ainda o reajuste salarial de 12,84% concedido aos professores na última quarta-feira. O maior da história do município.
A obra teve um investimento total de cerca de R$ 3,3 milhões sendo a maior parte oriunda da Prefeitura do Ipojuca e o restante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A família Chalaça só tem a agradecer a todos e à prefeita pela homenagem concedida. Quando andei com a prefeita aqui no mangue, em Salinas, as pessoas pobres pediam um local para colocar seus filhos, e hoje estamos aqui vendo esse local construído”, disse, emocionado, Luciano Chalaça, filho de Alzira Chalaça. Após os discursos, a prefeita realizou o corte da fita inaugural e o descerramento de placa. Em seguida, acompanhada dos gestores municipais, parlamentares e da comunidade presente visitou os espaços da nova creche.
Alegria e esperança da comunidade de Maracaípe
As famílias contempladas com a obra também fizeram questão de conhecer o novo espaço. A manicure Elenilda dos Santos, de 25 anos, chegou cedo para ver de perto a creche onde o filho vai ficar todas manhãs quando retomar ao trabalho. “Eu tive que parar o atendimento na casa das freguesas para cuidar do meu menino quando ele nasceu e agora com essa creche vou ter a oportunidade de voltar às minhas atividades” disse ela com o pequeno Isaias Costa, de 2 anos.
Milena Hermídia, mãe de Olívia, estava aliviada com a oportunidade de poder contar com a creche. “Trabalho em um hotel e agora vou poder ir para o serviço com mais tranquilidade. Antes ela ficava com a vizinha”, contou.
Já as amigas Ana Carolina de Araújo, de 23 anos, e Ana Beatriz, de 18, disseram que agora vão ter oportunidade de procurar emprego e ter onde deixar os filhos Heitor Lorenzo e Lucas Gabriel, de 11 meses cada. Eloísa Monteiro também comemorou a inauguração. Ela trabalhava como frentista e agora, com um lugar para deixar Valentina, de 1 ano, disse que a creche representa a sua volta ao mercado de trabalho.
Angélica Dantas falou que ainda não se cadastrou para colocar os gêmeos Lívia e Isaac de 10 meses na creche. Mas fez questão de levar as duas crianças em um carrinho de bebê para ver de perto o local onde pretende colocar as crianças assim que fizer o cadastramento. “Vi minhas amigas colocando os filhos aqui e vou seguir o exemplo. Essa é uma oportunidade ótima que a gente nunca teve”.
Veja galeria de fotos
Faça um comentário