A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Municipais (SEINFRA), lançou, na manhã desta segunda-feira (27), o cronograma para implantação do Plano de Inovação BIM do município. A ação ocorreu durante a promoção da palestra sobre introdução a Modelagem da Informação da Construção, tradução do termo em inglês Building Information Modeling (BIM), que foi realizada no auditório da sede da administração municipal, no centro. O evento foi o primeiro passo da gestão municipal para o desenvolvimento do sistema que permite digitalizar e aprimorar os processos relacionados aos serviços de arquitetura, engenharia e construção.
Na iniciativa, foi colocado que a partir de 2021 o Governo Federal passará a exigir a utilização do BIM, de acordo com o decreto federal de nº 9.983. Participaram da atividade funcionários de diferentes Secretarias do Ipojuca. De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Giuliana Lins, a ideia é ter um horizonte de avançar esse processo do BIM. “Vamos passar por esse período de transição e é importante a participação de todas as Secretarias. É um desafio nosso para que juntos possamos colher os frutos lá na frente”, destacou a gestora.
Um dos palestrantes foi o professor Max Andrade, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com o docente, a utilização da tecnologia BIM garante a visualização de informações de um projeto com mais planejamento, evitando que haja problemas no canteiro de obras. “Ganha a gestão que terá mais eficiência, diminuindo gastos extras. O nível de precisão é maior”, disse.
De acordo com Ítalo Guedes, arquiteto e urbanista, especialista em Plataforma BIM da SEINFRA, a partir de agora o município começa a desenvolver um cronograma de ação para a promoção do Plano de Inovação BIM. “Nossa proposta é uma implementação gradual. Para isso, vamos fazer um diagnóstico das Secretarias, Diretorias e Departamentos. Depois, construir um relatório e, até agosto ou setembro, apresentar um plano de construção do BIM municipal, entendendo o escopo de cada Secretaria”, informou.
O evento também contou com a participação do presidente da Associação para o Desenvolvimento e Promoção do BIM no Estado de Pernambuco (ABIMPE), Cleber Cavalcanti, e do presidente da Câmara Brasileira de BIM (CBIM), Alexander Justi.
Com esta inciativa, Ipojuca poderá se tornar a primeira cidade do Estado de Pernambuco a implementar o BIM. Quando isso acontecer, a gestão municipal poderá desenvolver editais e exigir que as empresas passem a entregar seus projetos em BIM, garantido maior qualidade e eficiência nos processos relacionados ao setor AECO, aumentando a transparência pública, a eficiência das equipes, otimizando os recursos, além de digitalizar os processos.
Veja galeria de fotos
Faça um comentário