Foto: divulgação
Teve início nesta quinta-feira (2), a capacitação dos novos conselheiros tutelares eleitos e os respectivos suplentes que irão atuar no município do Ipojuca. O treinamento para garantir que os integrantes estejam orientados e aptos a assumir a função está sendo feito pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Ipojuca.
A ação prossegue até o dia nove de janeiro, sempre das 8h às 17h. O treinamento está sendo realizado no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, na região central. Para a formação foi contratado o Instituto Brasileiro de Saúde e Educação, que possui um corpo técnico formado por professores renomados de instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambucano (UFRPE).
No conteúdo programático, temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as leis que orientam o conselho, as atribuições e competências do conselho, a relação dos atores (secretarias municipais, projetos e programa e organizações sociais vinculadas) com o conselho tutelar, a política de atendimento, a relação do conselho com os operadores do direito (Ministério Público, Polícia, Defensoria Pública e Poder Judiciário), entre outros itens.
No total, o município possui cinco conselhos, cada um com cinco conselheiros. A capacitação é importante pois, dos 25 conselheiros, apenas 7 tiveram o mantado renovado.
“A ação é fundamental uma vez que a maioria dos conselheiros é novata. E quando forem assumir o mandato terão uma noção básica da atividade. Além disso, vamos realizar atividades periódicas para garantir a atualização dos empossados, a exemplo de temas como pedofilia e maus tratos”, destacou o presidente do conselho municipal do Ipojuca, José Rufino da Silva.
Faça um comentário